Compartilhe e ajude!

O 1BOOK4LIFE tem como missão transformar vidas por meio da leitura. Trata-se de um programa de distribuição monitorada de obras literárias para alunos da rede pública de ensino em todo o Brasil. O estudante recebe dois livros, leva-os para casa, lê e compartilha com os colegas de classe, a família, os amigos e outras pessoas da comunidade. Ele se apropria da obra, do seu conteúdo e do seu destino, inventando um jeito de passá-la adiante.

A primeira instituição de ensino beneficiada pelo programa 1BOOK4LIFE é a Escola Estadual de Ensino Fundamental Patrimônio Prata dos Baianos. Urbana, ela fica localizada em distrito homônimo, no município de Ecoporanga, no interior do Espírito Santo.

A fachada é modesta, mas há ostentação de amor lá dentro <3

A região, situada a Noroeste do Estado, é conhecida por suas rochas ornamentais, utilizadas decorativamente ou como material de construção. O município de Ecoporanga tem a produção de leite como uma de suas principais atividades, junto à extração de minerais.

Algum geólogo para nos dizer qual formação rochosa é esta? Achamos linda!

O distrito Prata dos Baianos possui apenas 600 habitantes, distribuídos nas áreas urbana e rural. Mas o panorama bucólico é preservado por toda parte.

Urbano e rural se confundem na paisagem do charmoso distrito de Prata dos Baianos

Das poucas centenas de moradores da comunidade, 126 são estudantes da EEEF Patrimônio Prata dos Baianos. E cada um desses últimos recebeu um kit com dois livros de literatura pelo programa 1BOOK4LIFE.

Os livros são distribuídos de acordo com a faixa etária dos estudantes, conforme classificação de uma equipe de pedagogos do programa

O dia da chegada dos livros foi de muita festa e alegria na escola, que há tempos era esquecida pelo poder público. A rotina dos alunos ganhou novas cores com os presentes recebidos.

Alguma dúvida de que livros transformam vidas?

Os livros recebidos foram trabalhados em sala de aula (e fora dela), trocados entre eles e viraram assunto de inúmeras conversas. Para muitos, foram os primeiros exemplares de suas bibliotecas particulares.

Na imagem, alunos utilizam os livros do 1Book4Life em projeto escolar denominado Leitura Viva

E os resultados extrapolaram os muros da escola, contagiando positivamente toda a comunidade de Prata dos Baianos e espalhando o hábito da leitura exponencialmente.

Projeto Leitura Viva em mercearia local

Em contrapartida, os estudantes produziram cartinhas fofas em agradecimento aos doadores do programa 1BOOK4LIFE.

Ownn, morrendo de amores aqui!

Você também pode transformar vidas por meio da leitura. Seja um doador do programa 1BOOK4LIFE e faça a diferença para uma criança!

#LivrosTransformamVidas