Escolha uma Página
Primeiro livro escrito por Ziraldo, Flicts aborda as diferenças e comprova: todos temos um lugar no mundo.

 

Tudo no mundo tem cor

tudo no mundo é

Azul

Cor-de-rosa

ou Fruta-cor

é Vermelho ou

Amarelo

quase tudo tem seu tom

Roxo

Violeta ou Lilás

Mas

não existe no mundo

nada que seja Flicts

– nem a sua solidão –

Flicts nunca teve par

nunca teve um lugarzinho

num espaço bicolor

(e tricolor muito menos

– pois três sempre foi demais)

Não

Não existe no mundo

nada que seja Flicts

 

Texto original da Livraria da Folha:

 

O Homem fez história na Lua, e a Lua fez história em “Flicts”

No dia 20 de julho de 1969 o homem dava o primeiro passo na Lua. O astronauta Neil Armstrong, ao descer de sua espaçonave, a famosa Apollo 11, disse a célebre frase: “Um pequeno passo para um homem, um salto gigante para a humanidade”.

Lá em cima, o homem fazia história, e aqui embaixo, outro homem também fazia falando de sua Lua particular.

O escritor infantil e desenhista Ziraldo, em seu livro “Flicts“, também editado em 1969, conta a história de uma cor “diferente”, que não consegue se encaixar no arco-íris, nas bandeiras e em lugar nenhum, e que ninguém, a princípio, reconhece seu merecido valor.

Ao longo do livro, Flicts vai se conformando que “não tinha a força do Vermelho, não tinha a imensidão do Amarelo, nem a paz que tem o Azul”.

Contudo, Ziraldo presenteia o leitor com uma fantástica mensagem de caráter e respeito, dando a entender que todas as pessoas, por mais diferentes que sejam, possuem seu lugar no mundo. E Flicts também encontra seu lugar: na Lua.

De acordo com Ziraldo, a embaixada brasileira nos Estados Unidos presenteou o astronauta Neil Armstrong com um exemplar de Flicts, afinal, ninguém melhor que o primeiro homem a pisar na Lua para confirmar sua cor. E a resposta não poderia ser melhor: “A Lua é Flicts”, escreveu o ex-astronauta emocionado ao autor do livro.

Flicts foi seu primeiro livro infantil, e o sucesso foi tanto que logo em seguida vieram outros e a vida do autor e de todos os leitores mudou completamente, com outros clássicos como “O Menino Maluquinho“, “A Menina Nina” e “A Turma do Pererê”.

A Lua e o espaço são temas que agradam Ziraldo, e voltaram em outros livros de sua autoria, como “Menina das Estrelas” e “Menino da Lua“.

 

*****

Flicts, primeiro livro escrito por Ziraldo

“Flicts” é um dos vários livros que compõem o catálogo do Programa 1BOOK4LIFE e está esperando a sua boa ação para ser presenteado a um aluno da rede pública de todo o Brasil.

Presentear livros pelo 1BOOK4LIFE é simples, rápido, fácil, seguro e efetivo. Você entra no site, seleciona a quantidade de alunos que gostaria de presentear e nós nos encarregamos de entregar os livros a eles, em uma grande festa! Você acompanha tudinho, sem precisar sair de casa. Com determinação, e com a sua ajuda, transformaremos o Brasil por meio da leitura. Participe!

 

www.1BOOK4LIFE.com.br

#LivrosTransformamVidas

 

 

 

 

Flicts
De Ziraldo
Editora Melhoramentos, 2016

 

Sobre o autor

Ziraldo nasceu em Caratinga, Minas Gerais, em 1932. Começou sua carreira nos anos de 1950 em jornais e revistas como Jornal do BrasilO CruzeiroFolha de Minas. Autor de livros infantis, ilustrsador e cartunista, Ziraldo tem suas obras traduzidas para diversos idiomas, entre eles inglês, espanhol, alemão, francês e italiano. Seu maior sucesso, O Menino Maluquinho, com mas de 112 edições e 3,5 milhões de exemplares vendidos, tornou-se um ícone da literatura infantil brasileira.

 

Sobre a Editora Melhoramentos

Há 120 anos no mercado, a Melhoramentos ocupa posição de destaque nos diversos mercados em que atua. Na área editorial, uma de suas vedetes é a linha de Dicionários Michaelis (português, inglês, francês, espanhol, italiano, alemão e japonês). Para não perder a tradição iniciada em 1915, com a edição de O Patinho Feio, de ser a principal editora infantojuvenil do país, a Melhoramentos reúne entre seus autores nada menos que Ziraldo e seus mais de 135 títulos, sucesso absoluto entre o público jovem de todo o mundo que já bateu um recorde histórico: mais de 2,5 milhões de exemplares vendidos de O Menino Maluquinho. Vale lembrar: Ziraldo é o único autor brasileiro a vender essa quantidade de livros de um único título. A Editora Melhoramentos segue sua trajetória sempre ao lado do leitor, proporcionando momentos de reflexão, alegria, aprendizado e investindo na educação e na formação de leitores. Do leitor infantil ao adulto, a Melhoramentos está presente na vida do brasileiro, ocupando-se com o desenvolvimento, a criação e o aperfeiçoamento dos melhores livros para seu público.