Compartilhe e ajude!

Programa idealizado no ES incentiva doação de livros a alunos de todo o país 

Por Karla Schneider SiteBarra

 

Alunos de distrito de Ecoporanga ganharam livros da iniciativa (Foto: Divulgação/1BOOK4LIFE)

 

Um programa idealizado por quatro capixabas distribui livros novos de literatura a alunos da rede pública em todo o Brasil. As obras são doadas por “investidores sociais” – que podem ser pessoas ou empresas – e vão direto para mãos dos estudantes, embrulhados como presente. A primeira entrega aconteceu em uma escola em Prata dos Baianos, distrito de Ecoporanga.

Através do 1BOOK4LIFE, o aluno recebe o livro, leva para casa, lê e compartilha com a família, os amigos, vizinhos e colegas de classe. Todo esse percurso é acompanhado por meio de um sistema de monitoramento e avaliação.

A distribuição das obras é feita nominalmente, a cada aluno, a partir da adesão da escola pública.

“Todos os alunos da mesma escola recebem os livros no mesmo dia. As obras vão embrulhadas para presente, e são do aluno, não da escola. Ele lê se ele gostar, nada é imposto, a gente trata tudo da forma mais livre possível”, explicou um dos idealizadores, Daniel Herkenhoff.

A meta do grupo é atender 10 mil alunos até o final deste ano. Segundo Daniel, de fevereiro até agora, cerca de 1,5 mil estudantes já foram beneficiados.

 

LIVROS

Foram selecionadas obras que atendam alunos a partir dos quatro anos de idade.

Quando o doador opta por presentear um aluno, o sistema seleciona um par de obras mais adequadas ao aluno em questão, levando em consideração indicadores sociais, educacionais, idade e outros títulos já distribuídos na escola.

 

COMO FUNCIONA

  • O programa mapeou escolas públicas em todo o Brasil, priorizando os municípios com os indicadores sociais mais críticos.
  • Uma equipe selecionou as obras de acordo com as diferentes faixas etárias.
  • A escolas são convidadas a aderir ao programa.
  • O investidor escolhe a quantidade de alunos que quer beneficiar e faz a compra dos livros diretamente no site da editora parceira.
  • A escola recebe os livros e distribui.
  • Os alunos levam a obra para casa e, ao término da leitura, podem repassar o exemplar. Os estudantes devem cadastrar o recebimento da obra no site. A cada cadastro, ele acumula pontos e concorre a prêmios.
  • O investidor social acompanha todo o trajeto da obra.

 

RESULTADO

A Escola Estadual de Ensino Fundamental Patrimônio Prata dos Baianos foi a primeira escola beneficiada pela iniciativa.

A EEEF Patrimônio Prata dos Baianos possui 126 alunos e todos eles ganharam um kit com dois livros novos de literatura.

 

Menina lê livro que ganhou após doação de investidores (Foto: Divulgação/1BOOK4LIFE)

 

*****

Presentear livros pelo Programa 1BOOK4LIFE é fácil, rápido e seguro; e ainda faz um bem danado ao coração. Faça você também uma criança sonhar em www.AJUDEALUNOS.com.br.

#LivrosTransformamVidas

 

Link para o post original aqui.