Compartilhe e ajude!

por Danieleh Coutinho

 

Melhora o aprendizado, inspira e faz sonhar. Esses são algumas das funções da leitura lúdica, uma grande aliada da educação. Enxergando esta importância os capixabas Geraldo, Mario e Daniel Hekenhoff e Stélio Dias criaram um projeto que está construindo verdadeiras bibliotecas na rede pública de educação de todo país.

Tudo começou no Espírito Santo, na cidade de Ecoporanga, em 2015. Foi lá que os três desenvolveram o projeto piloto do programa 1BOOK4LIFE (Um livro para a vida). Eles perceberam que, mesmo estando em período estudantil, cerca de 70% dos alunos brasileiros não têm o habito pela leitura.

Daniel, Stélio, Mario e Geraldo contam que apaixonados pela leitura se incomodaram com a falta que ela faz à vida de todos, sobretudo na vida estudantil. “Foi vendo a situação e numa conversa que surgiu a ideia de investir os esforços na área da educação, mais especificamente na raiz das dificuldades educacionais, a insuficiência da leitura por parte dos alunos”, revelou Daniel Hekenhoff, que é diretor do projeto.

A primeira escola a receber o projeto foi a Estadual de Ensino Fundamental Patrimônio Prata dos Baianos, em Ecoporanga. Segundo Daniel, isso só foi possível com ajuda de parceiros, que estão ajudando o projeto crescer em todo Brasil. Dois anos depois, desde o ano passado já são seis escolas, sendo outra no estado, em Vitória e outras em Mato Grosso e Rio de Janeiro.

 

DÉFICIT

O programa 1BOOK4LIFE mapeou, através do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), as escolas brasileiras em situação mais críticas. A partir daí foi traçada a meta de atender 2,3 milhões de alunos, em cerca de 6 mil instituições espalhadas por todo Brasil.

Uma equipe de especialistas selecionou a lista de livros, considerando a importância de cada obra, e a faixa etária e conhecimento dos possíveis leitores. Para que o projeto avance os coordenadores buscam os investidores sociais, pessoas que doam livros ou verba para o desenvolvimento propriamente do programa.

Cada aluno recebe dois livros para leitura pessoal, que depois são trocados entre os colegas de classe para que todos possam ter o melhor nível de conhecimento. Os títulos são propriedade particular de cada aluno, que pode levar a obra para casa e compartilhar também com os familiares.

 

OS RESULTADOS

Uma da premissas do 1BOOK4LIFE é atender sem exceção todos os alunos da escola possibilitando que os matriculados na Educação de Jovens e Adultos (EJA), também tenham a oportunidade de melhorar os níveis de leitura. Até hoje já foram seis escolas contempladas em cidades do Espírito Santo Mato Grosso e Rio de Janeiro, premiando com conhecimento cerca de 900 alunos.

A última escola atendida foi a Escola Municipal de Ensino Fundamental Ronaldo Soares no bairro Resistência em Vitoria, Espírito Santo. A instituição de ensino foi escolhida pela empresa apoiadora e, para o ano de 2018 a meta é investir em mais de 10 mil alunos em todo país.

 

COMO AJUDAR

O programa recebe doações de empresas, e de investidores pessoais, que concedem as obras de acordo com sua possibilidade de investimento. Quem sentir o desejo de presentear, pode escolher através do site, a quantidade de alunos que deseja investir e fazer a sua doação. Cada kit com dois livros por aluno custa cerca de R$ 85,00 e o pagamento é efetuado através do site da Livraria Melhoramentos.

Conheça mais sobre o programa e seja um investidor da educação: https://1book4life.com/ (com informações de Barbara Caldeiras).


Veja mais

Presentear livros pelo Programa 1BOOK4LIFE é fácil, rápido e seguro; e ainda faz um bem danado ao coração. Faça você também uma criança sonhar em www.AJUDEALUNOS.com.br.

#LivrosTransformamVidas

Veja a reportagem original completa no site oficial do ES HOJE.

Você tem o poder de mudar o futuro do Brasil

Faça uma criança ter um futuro mais promissor. Ajude um aluno a se apaixonar pela leitura hoje mesmo!

Faça a diferença!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *