Compartilhar

A Educação Nacional



 A educação é a arma mais poderosa que se pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela)

O Brasil tem mais de 45 milhões de cidadãos em idade escolar, quase um quarto de sua população, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE. Desse total, estão fora da escola:
 

  • 18,31% das crianças de 4 e 5 anos de idade.
  • 3,3% das crianças e jovens entre 6 e 14 anos.
  • 16,7% dos jovens de 15 a 17 anos. 

A taxa de analfabetismo entre pessoas com 15 anos de idade ou mais é de 9,6%, segundo o IBGE. Contudo, o percentual de analfabetos funcionais - pessoas que sabem ler e escrever, mas não possuem habilidades mínimas para se desenvolver pessoal e profissionalmente - representa uma fatia ainda maior da população: 27%

Os 73% restantes apresentam diferentes graus de alfabetização funcional. Apenas um em cada quatro brasileiros domina plenamente as habilidades de leitura, escrita e matemática

Os dados são do Indicador de Alfabetismo Funcional - INAF.

Clique aqui para conferir, em detalhes, os dados do INAF 2011/2012. 

Para conhecer melhor a situação da educação nacional, leia o Anuário Brasileiro da Educação Básica, que reúne os principais indicadores da área.


AJUDE-NOS A MUDAR ESTA TRISTE REALIDADE. Inicie um investimento social presenteando livros novos de literatura a alunos carentes. Clique no botão abaixo:



Analfabetismo Funcional