Compartilhar

Ler em casa


Ler em casa influencia o desempenho na escola


Ter livros em casa faz toda a diferença para o sucesso escolar. É o que mostra o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA - Programme for International Student Assessment
), iniciativa que avalia e compara o desempenho de alunos na faixa dos 15 anos (idade estimada de término da escolaridade básica obrigatória) em mais de 65 países.
 

O estudo é desenvolvido pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), a cada três anos, por meio de provas de leitura, matemática e ciências. Na avaliação realizada em 2012 e divulgada no final de 2013, o Brasil aparece entre os piores no ranking dos 65 países: ficou em 55º lugar em leitura, 58º em matemática e 59º em ciências.
 

Em cada edição, o PISA dá ênfase a uma dessas áreas. Na última pesquisa em que o enfoque foi o domínio da leitura (2010), foi apontado que 39% dos estudantes brasileiros possuem, no máximo, 10 obras literárias em casa. A pesquisa mostra a relação direta entre a quantidade de livros em casa e o desempenho escolar. Nas provas de ciências e português, os alunos que possuem até 10 livros apresentaram notas 15% inferiores aos que têm entre 100 e 200 livros. Em matemática, a defasagem chega a 17%.
 

A educação envolve questões socioeconômicas complexas e não está restrita a livros. No entanto, diversos estudos realizados ao redor do mundo comprovam a importância da leitura para o bom resultado na escola. Em artigo publicado na revista Research in Social Stratification and Mobility
, um grupo de sociólogos ligados às universidades de Nevada e da Califórnia, nos Estados Unidos, apresentou o maior estudo internacional sobre a influência do livro na educação escolar. O resultado: quanto mais livros em casa, maior a escolaridade, em anos, do adulto que crescer naquele lar.

Comece agora mesmo a fazer diferença. Inicie um investimento social presenteando livros novos de literatura a alunos carentes. Clique no botão abaixo:






Créditos da imagem do ranking são do site TERRA: 
http://noticias.terra.com.br/educacao/pisa-apesar-de-avancos-na-educacao-brasil-ocupa-baixa-posicao-em-ranking,b0065092984a2410VgnCLD2000000dc6eb0aRCRD.html


Ranking PISA